Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresAutoridades participam de apresentação do Gaaai

Autoridades participam de apresentação do Gaaai

Na noite da última terça-feira (02/12), houve a apresentação oficial à população do Grupo de Apoio aos Adotados e Adotantes de Itu – Filhos do Coração (Gaaai), no auditório do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região (Sincomércio). Entre as autoridades presentes estavam os secretários Rick Schmidt (Governo), que representou o prefeito Antonio Tuíze, e Carlos Alberto D’Ambrósio (Habitação Popular), o chefe de Gabinete, Dito Roque, a deputada estadual Rita Passos e o vereador Josimar Ribeiro.

Integrantes da diretoria do Grupo comentaram que a ideia é promover reuniões mensais, a fim de discutir pontos importantes do processo de adoção e também questões alusivas aos períodos pré e pós adoção. Agradeceram ainda todo o empenho da deputada estadual Rita Passos em relação à adoção. A parlamentar comentou sobre o trabalho que desenvolve para auxiliar no avanço das questões sobre adoção e destacou que o Gaaai terá seu total apoio.

Fundado em 5 de junho de 2014, o Grupo tem como missão defender o direito da criança e do adolescente à convivência familiar, realizando ações em torno do tema, junto ao Poder Público, sociedade civil organizada, iniciativa privada, pais, filhos e pretendentes à adoção na Comarca de Itu, desmistificando preconceitos referentes à adoção, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações pertinentes.

Os objetivos do Grupo são: apoiar a preparação dos pretendentes – futuros pais; orientação quanto aos procedimentos para cadastramento e habilitação no Fórum de Itu; orientação e acompanhamento psicológico e jurídico; esclarecimento de dúvidas sobre o processo de adoção; desmistificação do processo de adoção; promover trocas de experiências entre pais que já adotaram e futuros pais adotivos; promover trocas de experiências entre filhos biológicos e adotivos; sensibilizar os candidatos a adoção para as adoções necessárias, ou seja, as das crianças disponíveis nas instituições; acompanhamento no pré e pós adoção; atuar como órgão voluntário e auxiliar da Vara da Infância e da Juventude no que diz respeito à adoção.

Texto e fotos: Angélica Estrada/AI Prefeitura de Itu

(03/12/2014)