Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeEsportesAtleta ituano recebe homenagem por desempenho internacional

Atleta ituano recebe homenagem por desempenho internacional

O jovem nadador Marcelo Chierighini conquistou 6º lugar na prova dos 100 metros livres em mundial na Espanha

O atleta ituano Marcelo Chierighini recebeu uma homenagem da Assembléia Legislativa de São Paulo pela conquista do 6º lugar no Mundial de Desportos Aquáticos em Barcelona, na prova dos 100 metros livres. O nadador foi agraciado com um voto de aplauso à população de Itu, requerido pela deputada estadual Rita Passos. A pedido da parlamentar, a Casa de Leis deu ciência da manifestação ao prefeito Antonio Tuíze, ao secretário municipal de Esportes Carlinhos Bertagnolli e à Câmara Municipal.

“É com muita alegria que fico sabendo desse ato de reconhecimento a mais uma conquista do Marcelo. Acompanho a carreira esportiva deste atleta de nossa cidade há muito tempo e tenho certeza que sua trajetória será cada vez mais vitoriosa”, disse Tuíze. “Como prefeito, é sempre um orgulho ver um ituano representando tão bem o nome de nossa cidade e colocando em evidência o nome de Itu graças a algo tão bom que é o esporte”, concluiu.

No Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta de 2010, em Dubai, no mês de dezembro, Marcelo Chierighini, junto com César Cielo, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira, ganhou o bronze na prova dos 4 x 100 metros livres com o tempo de 3m05s74, recorde sul-americano, deixando para trás a equipe dos EUA.

Em 2011, o atleta de Itu treinou e estudou na Universidade de Auburn com o australiano Brett Hawke, o mesmo técnico de Cielo. No mesmo ano, Marcelo esteve no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, na China, onde ficou em 9º nos 4 x 100m livres. Ainda em 2011, o nadador de Itu foi medalha de prata no revezamento 4 x 100m livres no Brasil, na Participando da Universíada.

Já nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, ficou em 9º nos 4 x 100m livres e e, 15º nos 4 x 100m medley. Em abril deste ano, confirmou vaga para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos na prova dos 50 metros livres, obtendo a segunda vaga do Brasil, com a marca de 21s88. Marcelo derrotou o finalista olímpico Bruno Fratus para obter esta vaga.

No campeonato realizado na Espanha, terminou em sétimo no 4 × 100m livre, junto com Fernando Santos, Nicolas Oliveira e Vinícius Waked. Nos 100 m livre, igualou o seu recorde pessoal na semifinal, com o tempo de 48s11, se classificando em terceiro lugar para a final. O nadador acabou em 6º lugar na final.

Foto: Satiro Sodre/SSPress/Divulgação