24/03/2024
HomeSaúdeAssinado Protocolo de Intenções para a criação de Consórcio Intermunicipal de Saúde

A assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde ocorreu na manhã desta quarta-feira (05/04), na Prefeitura de Itu. Participaram do ato os prefeitos Guilherme Gazzola (Itu), Geraldo Garcia (Salto) e Cássio Prado (Porto Feliz), que representam os municípios envolvidos.

O referido consórcio, que visa aprimorar o gerenciamento da saúde com economicidade, melhoria da qualidade dos serviços e transparência, beneficiará os 308.580 mil habitantes (dados do IBGE relativos ao ano de 2016) de Itu, Salto e Porto Feliz. Após a assinatura do Protocolo de Intenções, um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do consórcio será submetido à aprovação das Câmaras de Vereadores de cada cidade participante.

Entre os objetivos iniciais de curto prazo do consórcio estão a contratação de laboratório de análises clínicas de renome nacional; a implantação de uma Central de Exame de Diagnóstico por Imagem, visando a realização de exames mais complexos; otimização do uso da frota de ambulâncias dos três municípios; implantação de uma Central de Regulação; implantação de Prontuário Eletrônico do Cidadão e otimização dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO).

Durante a reunião desta quarta-feira, que contou também com a presença de técnicos em Saúde e Justiça, os prefeitos apontaram ainda a necessidade de incluir como objetivos do consórcio o gerenciamento do Transporte Sanitário e a criação de uma Câmara Técnica para apoio nas questões relacionadas à judicialização da saúde.

Em janeiro deste ano, os prefeitos de Itu, Salto e Porto Feliz, se reuniram para as tratativas da criação do consórcio intermunicipal. Na oportunidade, ressaltaram que o consórcio pode garantir um salto de qualidade nos serviços de saúde oferecidos nesses municípios, que distam entre si no máximo 30 quilômetros, interligados por rodovias de qualidade.

Prefeitos assinaram Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde

Foto e Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu