Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeArrastão contra a dengue visita mais de 1700 imóveis no bairro São Judas

Arrastão contra a dengue visita mais de 1700 imóveis no bairro São Judas

Teve início neste final de semana (23 e 24/01), no bairro São Judas, um arrastão contra a dengue, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do serviço de Controle de Vetores.

A equipe do Controle de Vetores visitou 1743 imóveis, sendo que 933 estavam fechados ou recusaram a vistoria. Durante a ação, foram destruídos 135 criadouros do mosquito e tratados outros 61. Ao final dos dois dias vistorias, foram coletadas cinco amostras de Aedes aegypti, no bairro visitado.

O arrastão contra a dengue prossegue neste final de semana (30 e 31/01), com vistorias em bairros que serão divulgados oportunamente, conforme o registro de casos de dengue. A ação atende a uma determinação do Ministério da Saúde aos municípios como parte do Plano de Intensificação das Ações de Controle do Aedes aegypti e acontece nos bairros com maior incidência de casos da doença, a fim de intensificar o número de visitas a imóveis e reduzir os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

É importante que a população procure uma unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, coceira, manchas avermelhadas, dores no corpo, na cabeça ou atrás dos olhos. Mulheres gestantes também devem redobrar as medidas de proteção devido ao zika vírus como, por exemplo, uso de repelente especial para gestantes e de blusas e calças compridas, além de manter portas e janelas fechadas ou com telas.

Durante o tratamento de casos positivos dessas doenças, o paciente deve seguir as orientações médicas e realizar os exames indicados independente da melhora do quadro clínico.

Texto: Angélica Estrada/Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(26/01/16)