Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSaúdeArrastão contra a dengue acontece neste sábado

Arrastão contra a dengue acontece neste sábado

Medida segue determinação do Ministério da Saúde e será realizada em todo o país

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do serviço de Controle de Vetores, realiza nos dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro, das 8h às 12h, um arrastão contra a dengue. A ação atende a uma determinação do Ministério da Saúde aos municípios como parte do Plano de Intensificação das Ações de Controle do Aedes aegypti e acontece nos bairros com maior incidência de casos da doença, a fim de intensificar o número de visitas a imóveis e reduzir os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Neste primeiro final de semana, o arrastão acontece no bairro São Judas e a expectativa é vistoriar 1 mil imóveis, além de aplicar larvicida e inseticida conforme necessidade avaliada pela equipe do serviço de Controle de Vetores. O bairro a ser contemplado pelo arrastão nos dias 30 e 31 de janeiro será definido durante a próxima semana, conforme o registro de casos de dengue.

É importante que a população procure uma unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, coceira, manchas avermelhadas, dores no corpo, na cabeça ou atrás dos olhos. Mulheres gestantes também devem redobrar as medidas de proteção devido ao zika vírus como, por exemplo, uso de repelente especial para gestantes e de blusas e calças compridas, além de manter portas e janelas fechadas ou com telas.

Durante o tratamento de casos positivos dessas doenças, o paciente deve seguir as orientações médicas e realizar os exames indicados independente da melhora do quadro clínico.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(22/01/2016)