16/04/2024
HomeCulturaAlunos da Emef “Convenção de Itu” visitam Museu da Música

Alunos da Emef “Convenção de Itu” visitam Museu da Música

Os alunos do quinto ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Convenção de Itu” realizaram, na última quarta-feira (24/04), uma visita ao Museu da Música de Itu para conhecer a exposição “Elias Lobo, compositor Republicano”.

Os alunos conversaram com o professor e historiador Luiz Roberto de Francisco, com a professora e Curadora do Museu da Música de Itu, Maria de Lourdes Sioli e participaram de uma atividade com a professora Cláudia Capelli. As crianças puderam aprender sobre a vida de Elias Lobo e sua família e também conhecer um pouco da história de Tristão Junior.

Na exposição “Elias Lobo, compositor Republicano os visitantes podem ver documentos, partituras e a participação da família Lobo na Convenção Republicana de 1873. Os irmãos Lobo, salvo Manoel, fizeram parte do Clube Republicano de Itu, que criou escola noturna para analfabetos e escravos ou ações sociais. Também eram do Clube, Braz Carneiro Leão e Tristão Mariano da Costa, músicos e vereadores em Itu, cunhados dos Lobos.

Francisco, Elias e José Álvares participaram da Convenção de Itu. O encontro não reuniu somente cafeicultores, mas também intelectuais e artistas como eles. A reunião, realizada em 18 de abril de 1873 realizou-se na casa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, quando participaram 133 homens de 18 cidades.

Elias Lobo, o mais famoso dos irmãos, além de convencionista foi autor da ópera A Noite de São João, a primeira ópera escrita e estreada no Brasil. Também compôs quinze Missas, toda a Semana Santa, duas Óperas, centenas de pequenas peças profanas, para piano e canto, além de dobrados para as bandas e do Hino Republicano do Estado de São Paulo.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 18h às 12h e das 14h às 18h. O Museu da Música de Itu fica na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro.

Texto e foto: Renata Guarnieri/AI Prefeitura Itu