Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresAlmoço celebra 21 anos da Guarda Municipal Feminina

Almoço celebra 21 anos da Guarda Municipal Feminina

Autoridades e Guardas Civis Municipais Femininas comemoram 21 anos de criação do efetivo feminino da Guarda Civil Municipal de Itu.

Autoridades e Guardas Civis Municipais Femininas comemoram 21 anos de criação do efetivo feminino da Guarda Civil Municipal de Itu.

O vice-prefeito Neto Beluci e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu (Funssol), participaram na manhã deste domingo (05/05), de um almoço em comemoração aos 21 anos de criação do efetivo feminino da Guarda Civil Municipal de Itu.

O secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto e o diretor da GCM, Clemente Bortoletto também prestigiaram o almoço comemorativo que foi organizado pelas próprias Guardas. Hoje a GCM de Itu detém um efetivo de 245 integrantes, sendo 174 masculinos e 71 Guardas Civis Municipais Femininas (GCMF).

O vice-prefeito Neto Beluci destacou a importância do efetivo feminino da Guarda e a delicadeza e sensibilidade, muitas vezes imprescindível em certos atendimentos, por exemplo, quando a ajuda é voltada às mães, às mulheres, às meninas.

A GCM tem primeiramente como missão Constitucional de zelar pelos patrimônios públicos, bens e instalações. A corporação ainda presta apoio à Polícia Militar, à Polícia Civil e ao Poder Judiciário, além de interagir com todas as demais secretarias municipais.

Em especial, a Guarda destaca-se por sua atuação junto à Saúde (no transporte de pacientes para hospitais e vice-versa), Educação (no serviço de ronda escolar), Esporte (acompanhando atividades esportivas) e executa também o serviço de fiscalização e controle do trânsito no município.

A GCM é considerada a principal unidade de apoio nas emergências do Departamento de Defesa Civil.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu