Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaAção Educativa reúne crianças no Museu da Música

Ação Educativa reúne crianças no Museu da Música

Na manhã desta quarta-feira (24/09) dezenas de crianças do terceiro ano da Emef “Monsenhor Camilo Ferrarini” participaram da ação educativa “A moda da viola”, realizada dentro da programação da Primavera nos Museus.

As crianças puderam aprender, com os professores Cláudia Capelli e Joabe Barbosa, sobre as origens da cultura paulista, manifestações artísticas, sotaque, a origem da palavra caipira, passando pelas festas nas roças que reuniam centenas de pessoas para ouvirem a moda de viola, até os dias de hoje, comparando a vida que se levava antigamente com a vida moderna dos dias atuais. Elas também se vestiram de caipira e assistiram a um vídeo de uma apresentação de cururu gravado na Fazenda do Limoeiro em Itu.

Os alunos foram acompanhados pela coordenadora da escola Michele Maya, pela professora Elaine Estefani da Silva Andara e pela voluntária Adriana Pereira da Silva, que ensaiou a música “As Andorinhas”, do Trio Parada Dura, apresentada pelos alunos ao final da ação educativa.

As crianças também participaram da abertura da mostra cultural “Robert Godding, um jesuíta músico em Itu”, comemorativa do bicentenário de restauração da Companhia de Jesus. Padre Robert Godding, ao longo de 20 anos, divulgou a música erudita através de exibições públicas de concertos e filmes para a comunidade que frequentava a Igreja do Bom Jesus ou através do programa católico a Hora Mariana, que fundou e manteve na Rádio Convenção.

Algumas das gravações veiculadas foram feitas em discos gigantes que precisavam de um aparelho adaptado para serem tocadas. A coleção de discos do Padre Godding, preservada no Museu da Música de Itu, conta com mais de 1,2 mil exemplares.

Na mostra é possível ver um harmonium, da década de 40, um diapasão da década de 30, uma reprodução de um caderno de composição de Padre Godding entre outras peças.

O Museu da Música fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e a visitação é gratuita. Todos os eventos da Primavera nos Museus são gratuitos e contam com apoio cultural do Instituto Cultural de Itu, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Secretaria Municipal de Educação de Itu, Igreja do Bom Jesus e Associação Cultural Vozes de Itu.
 
Acompanhe abaixo a programação:
25 e 26/09
14h – Educação Patrimonial Infantil
Local: Casa da Praça
 
03/10
19h30 – Capela mor da Igreja do Bom Jesus
Concerto – Harmonium e Canto: a tradição musical europeia na música sacra e profana. Soprano Fátima Oliveira e organista Luís Roberto de Francisco.  Participação de alunos do Instituto Borges de Artes e Ofícios.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu