Widget Image
Secretarias
18/08/2017
HomeSaúde2º Passeio de Bebês de Itu acontece no domingo

2º Passeio de Bebês de Itu acontece no domingo

Acontece neste domingo (03/08), às 8h30, o 2º Passeio de Bebês de Itu, com saída da Avenida Galileu Bicudo esquina com a Rua Graciano Geribello, durante o Programa Vida em Movimento. O evento, que faz parte da Semana Mundial da Amamentação, comemorada no período de 1 a 7 de agosto, visa apoiar e incentivar as mães que amamentam e é realizado pela Prefeitura de Itu em parceria com a OncoItu.

Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém proteínas, vitaminas, gorduras, água, além de anticorpos e glóbulos brancos, essencial para proteger o bebê contra doenças.

O aleitamento materno também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo forte ligação emocional com a mãe, o que lhe transmite segurança e carinho. O ato de mamar garante uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula o padrão respiratório nasal do bebê.

A amamentação beneficia as mães, pois faz com que o útero volte mais rapidamente ao seu tamanho normal; protege contra osteoporose, câncer de mama e do ovário; e auxilia na queima de calorias, facilitando a retomada do peso normal.

Ao longo de todo o ano, equipe especializada da Secretaria Municipal da Saúde desenvolve trabalho de orientação e incentivo ao aleitamento materno. O projeto Nana Nenê, que funciona no Centro de Referência da Mulher, realiza orientações sobre aleitamento materno no período de gestação e também no pós-parto, inclusive com ajuda técnica relativa às dúvidas que podem surgir.

O 2º Passeio de Bebês terá ainda com sorteio de brindes e animação de personagens infantis. O evento conta com apoio da A Japonesa Infantil, Aline Modas, Brasil Kirin, Capricho Modas, Demanos Comércio de Roupas, Em Cena Produções Artísticas, Enrolados Brigaderia, Free House Kids, Gráfica Raveli, Huggies – Turma da Mônica, Lojas Comoventt, Lojas Pernambucanas, Melora do Brasil, O Boticário, Studio Muut, Traffinhos Kids.

Câncer

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a amamentação é um dos fatores que protegem a mulher do câncer de mama. De acordo com a SBM, cada ano de amamentação completa diminui de 3 a 4 % o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

É provável que essa questão esteja relacionada aos hormônios, uma vez que no período de gestação e amamentação a mulher tem menos hormônios que estariam relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama. É importante ressaltar que as mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas.

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, essa proteção relativa deve estar sempre associada a outros hábitos de vida saudável como não fumar, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, manter-se com peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A amamentação é tão benéfica que, mesmo aquelas mulheres que desenvolvem o câncer de mama, se amamentarem por mais de um ano, têm chance de desenvolver um tipo de câncer menos agressivo, com melhor prognóstico.

Mas, os benefícios da amamentação na prevenção do câncer de mama não ficam restritos às mães. Estudos sobre os componentes do leite materno sugerem que ocorre também uma proteção contra o desenvolvimento do câncer de mama na idade adulta dos bebês que obtiveram boa amamentação.

Vale destacar que o exame das mamas deve ser realizado inclusive durante a gestação. Estudo recente constatou que 55% das mulheres não fazem o exame das mamas durante a gestação. O ideal é que o exame clínico seja feito uma vez por trimestre. A amamentação ofusca o diagnóstico precoce do câncer de mama, portanto, o exame das mamas na gravidez é extremamente importante.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu