Widget Image
Secretarias
20/08/2017
HomeCultura25ª Semana Tristão Júnior homenageia compositor do primeiro samba gravado no Brasil

25ª Semana Tristão Júnior homenageia compositor do primeiro samba gravado no Brasil

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Museu da Música de Itu realizam, no dia 16 de janeiro, a partir das 19h30, no Espaço Fábrica São Luiz, uma seresta com o Quarteto Tristão Junior, marcando a 25ª Semana Tristão Júnior e lembrando a passagem dos 150 anos de nascimento do compositor ituano Francisco de Assis Pacheco Neto, compositor de “Um samba na Penha”, de 1904, primeiro samba gravado no Brasil.

Assis Pacheco nasceu em 08 de janeiro de 1865 e viveu em Itu toda a infância e juventude. Estudou música com o maestro Tristão Mariano da Costa (1846 – 1908) e, ainda jovem, em Milão (Itália), com Amintore Galli.

Compôs diversas óperas, a mais conhecida delas é Moema, a mais exibida no Brasil depois de O Guarany, de Carlos Gomes. Dedicou-se sobretudo à música popular para os teatros de revista, em São Paulo, Lisboa e no Rio de Janeiro, tornando-se nacionalmente conhecido.

Morreu no Rio de Janeiro em 1937, período em que trabalhava em parceria com Heitor Villa-Lobos na organização do grande movimento do Canto Orfeônico para todo o país. O acervo do Museu da Música guarda um livro de Cânticos Espirituais, oferecido pelo jovem músico ao seu mestre Tristão Mariano.

O Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 492 centro.

Decom

(09/01/2015)